terça-feira, 19 de março de 2013

Autoproteção


Você insiste em me pedir que eu seja completamente honesta e que me abra com você... Por quê? O que é que você realmente pretende? Você é capaz de lidar com o que acontecerá se eu realmente atender ao seu pedido?
Será que não vê que ao tentar me proteger, estou protegendo você também? 
Eu me conheço, e sei que não sou suficientemente madura a ponto de ser capaz de dar tudo de mim mesma sem esperar nada em retribuição. E conheço você, não tão bem quanto gostaria, mas o suficiente para saber que você não tem muito a oferecer - ou melhor, que não pode me oferecer muito, e certamente sei que não posso exigir muito de você. Se eu de fato decidir agir de forma totalmente sincera e aberta, conforme você diz que deseja, isso me ligará a você de tal forma que vou precisar de muito mais do que sei que você é capaz de dar, ou que está disposto a dar.
Oitenta por cento de mim é o máximo que posso dar a qualquer pessoa, e mesmo assim, são pouquíssimas as pessoas que posso dizer que realmente recebem esta porcentagem, pois não seria inteligente da minha parte dar tanto de mim a quem eu sei que não pode me corresponder. 
E a possibilidade de você estar ciente de tudo isso torna esta situação ainda mais difícil... Se sabe exatamente o que pode acontecer caso eu faça o que você pede, então por que continua? O que você vai ganhar com isso? Acha mesmo que está me fazendo algum bem ao me oferecer um espaço para ser tudo que eu não posso ser com as demais pessoas? Será que não vê que em vez de me fortalecer, isto só me fragilizará ainda mais? Mas talvez seja isso mesmo que você pretenda... Será que faz isso apenas para sentir o prazer de me fazer escrava do seu afeto, apenas para ter mais um entre tantos que precisam de você? Você seria capaz disso? Será que é tão estúpido a ponto de não perceber os riscos e as desvantagens que isso traz? Ou está simplesmente disposto a correr o risco? Você me ofereceu total acesso a você, e eu poderia fazer mau uso disso. 
É engraçado o fato de que a pessoa que me oferece a chance de me deixar ser 100% eu mesma é a mesma pessoa que age exatamente da maneira que justifica o fato de eu nunca dar 100% de mim mesma a ninguém.
Eu sempre digo que o amor verdadeiro é incondicional e não espera nada em troca, mas talvez eu ainda não seja capaz de amar assim. Há uma verdade nas verdades de Deus, mas há também uma realidade na Terra, e o fato é que relacionamentos, nos termos humanos, precisam de reciprocidade para funcionar. O amor não precisa, mas os relacionamentos precisam. E é uma pena que eu ainda não seja capaz de enxergar nossa situação como amor, mas como um relacionamento amoroso apenas. 
Você seguramente não é capaz de me corresponder com a mesma intensidade e provavelmente não é capaz de me fornecer o que preciso, então é melhor que pare de me tratar como se fosse. Não me faça promessas que não será capaz de cumprir. Talvez você próprio acredite que possa, mas eu sei que não. Não te conheço tão bem, mas conheço a mim mesma muito bem, e é por isso que sei que não. Você conhece a sua capacidade, mas não conhece as minhas necessidades; então, por favor, não me critique por eu ser tão racional, pois é justamente por causa de pessoas como você que eu sou assim. 
Não me peça para agir com o coração, ainda que eu saiba que você age assim. Nossos corações são diferentes.
Se eu soubesse amar exatamente como o amor verdadeiro é, exatamente como Deus quer que todos saibam amar, então eu poderia facilmente deixar meu coração conduzir minhas ações... Mas o amor que sinto, o amor que a maior parte dos indivíduos sentem, ou seja lá o que for que nós confundimos com amor, é ainda imperfeito demais, humano demais, muito corrompido ainda... Então até que eu aprenda a amar de verdade, é melhor que eu continue colocando a razão acima da emoção.


'You've got to learn to be much stronger
At times your head must rule your heart...' 

Nenhum comentário: