terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Disponibilidade e manipulação

Estar disponível é colocar a própria vida sob o controle de outra pessoa. Quem se amostra livre está ofertando a outrem a própria liberdade, para que ele a use da forma que quiser. A chave da manipulação está na disponibilidade da pessoa a ser manipulada: se não faz questão de assumir as rédeas das situações que ela mesma vivencia, não há qualquer empecilho para que outra pessoa assuma.

É preciso ocupar nosso tempo, nossa mente, nossa rotina, nossa vida. É preciso traçar planos para si próprio e saber dizer não. Quem nos vê sempre desimpedidos, pode ver em nós uma oportunidade de usar-nos a seu favor. É preciso ter opinião própria para não precisar comprar opinião pronta; é demasiado alto o preço a ser pago. É preciso ter vida própria para não precisar buscar nos catálogos e nas vizinhanças um sentido na vida.

Infelizmente, é constatável que neste mundo há uma luta egoística pelo controle de coisas e pessoas, e salve-se quem puder. Para que os impérios se ergam, uns precisam subjugar outros para atuarem em seu benefício. Mas quem quiser ser dono do império da sua própria vida precisa estar no comando da própria consciência e preencher com sabedoria o espaço do próprio tempo, pois deixar ambos vazios é o mesmo que entregá-los de graça a qualquer um que queira ou precise deles para edificar seus ideais - que nem sempre são nobres. 

Nenhum comentário: